Site Loader
Orçamento
Rua Coelho da Rocha 761 - São João de Meriti
Rua Coelho da Rocha 761 - São João de Meriti
RÓTULOS E ETIQUETAS QUAIS OS PROBLEMAS

Descubra como atender o seu cliente de forma lucrativa e eficiente contribuindo com o crescimento de marcas artesanais.

A gráfica que nunca negou um pedido de rótulo ou etiqueta por problemas gráficos da produção deve se considerar privilegiada. Conseguir atender os clientes e dizer sim para as mais variadas demandas é sonho de toda gráfica. Mas alguns empecilhos resultam em uma resposta negativa para determinadas quantidades de impressões.

No mundo dos rótulos e etiquetas, alguns problemas gráficos podem impedir uma impressão fluida e a otimização de estoques. Por isso, entender sobre o mercado e as novas tecnologias que auxiliam na solução desses problemas é fundamental.

ENTENDA O MERCADO

O mercado de rótulos está crescendo. Microempreendedores estão em busca de reconhecimento dentro da comunidade, com demandas pequenas e com a valorização de um produto artesanal.

Após uma campanha significativa durante a pandemia, os negócios locais foram enaltecidos. Com o alto índice de desemprego, a procura por renda extra fez com que os brasileiros criassem novos produtos e marcas. A partir do cenário atual, a busca por lotes menores foi crescente no mercado gráfico.

A expressão “tempo é dinheiro” ficou ainda mais visível durante a crise atual do país. Ou seja, se você não produz, não ganha. Por isso, a necessidade de entregas rápidas no mercado de rótulos e etiquetas está ainda mais aparente.

A grande variedade de artes finais também é uma questão relevante quando falamos do mercado de rótulos e embalagens. Existe uma demanda em que há uma maior quantidade de ordens de serviço por dia, mas cada uma terá uma tiragem menor.

Como em muitos nichos da impressão gráfica, a qualidade impecável é a exigência quando o assunto são rótulos e etiquetas. Nesse sentido, eles estampam a marca do cliente em sua maior exposição, levando uma grande responsabilidade na apresentação do produto.

Conseguindo atender esses clientes específicos, a gráfica pode contribuir com o crescimento de marcas que ampliam sua demanda. Migrando de uma produção artesanal para uma produção de grande escala. Ou seja, fazendo com que a grande marca faça parte do portfólio da gráfica.

Papel texturizado, materiais sintéticos com acabamento nobre, como alto brilho e aplicação fosca podem ser aderidas aos rótulos, por exemplo. Essas possibilidades são palpáveis a partir de um crescimento do seu cliente, que irá consumir substratos nobres para o seu produto. Resultando em mais lucro para a gráfica.  

AS MAIORES “DORES” DA PRODUÇÃO DE RÓTULOS E EMBALAGENS

Depois de falar sobre o mercado e as perspectivas positivas que ele oferece, o especialista André Liberato abordou sobre os problemas inerentes encontrados nesse nicho. Nesse sentido, é preciso entender os problemas gráficos, para propor alternativas e contornar as dificuldades do setor.

POUCO GANHO 

É comum que no intervalo de um pedido com tiragem alta seja encaixado um pedido menor. Mas quem está no dia-a-dia dos processos sabe que o tempo de setup da máquina não compensa para pedidos pequenos. Por isso, as gráficas não enxergam vantagens em aceitar tiragens menores e acabam recusando esse tipo de pedido.

ADEQUAR O PCP PARA TRABALHOS PEQUENOS 

Para encaixar demandas pequenas em meio as maiores, o PCP da gráfica irá trabalhar de uma forma muito mais intensa. Esses encaixes, precisam resultar em um menor tempo possível de máquina parada.

“Todo esse pré-requisito é para que possamos entender como a impressão digital consegue atingir e complementar a impressão convencional”, afirma André Liberato.

SETUP DE MÁQUINA 

Em média um setup de máquina leva em torno de 30 minutos. Para o técnico gráfico, esse gap de tiragens quebradas e o PCP tendo a função de fazer o encaixe de trabalhos menores, não irá gerar um benefício considerável para a gráfica utilizando os métodos tradicionais.

PERSONALIZAÇÃO 

Aderir a personalização de rótulos e etiquetas em um processo tradicional é economicamente inviável. Mas como esse nicho está em constante crescimento, focar as atenções em produtos com alta personalização é uma boa escolha a se fazer.

“Mais uma vez estamos voltando os olhares para aquelas produções mais artesanais, tiragens menores e rotatividade de produtos para a distribuição”, enaltece André Liberato.

FLUXO DE PROCESSO 

Tendo em vista o atendimento de rótulos e embalagens no método tradicional, o fluxo de processos não é vantajoso. Em primeiro lugar, tem muito trabalho envolvido para pouco retorno. Em segundo lugar, com o método tradicional, o fluxo de processo só é viável para demandas maiores com personalizações menores.

Sendo assim, com menos trabalho do PCP e menos tempo de setup de máquina… a personalização é o destaque da impressora digital.

“Entendendo como é o processo convencional, podemos ter um comparativo de como a impressão digital pode nos favorecer a partir de agora”, explica André.

IMPRESSORA PRO1050

Maior produtividade, qualidade e definição de cores. A impressora Pro1050 da Oki veio para contornar todos os problemas e as “dores” da produção de rótulos e etiquetas. Focada em uma impressão com alto nível de personalização, a Pro1050 consegue atender clientes que procuram impressões diferenciadas e com agilidade.

rapidez da Pro1050 é resultado de uma fácil substituição de substratos pelo operador, gerando maior agilidade na configuração e sem desperdício de material. O equipamento, por exemplo, imprime até 9m/min e tem ciclo recomendado de até 1.200 metros ou 8.000 rótulos por dia.

Post Author: Elyth Fashion

A Elyth Fashion é uma indústria que está atuando no mercado a mais de 10 anos. Somos uma empresa com experiência no mercado, especializada na confecção de uniformes esportivos, empresariais, localizada na cidade de São João de Meriti – RJ.

Deixe uma resposta

Solicitar orçamento
Solicitar orçamento